domingo, 13 de novembro de 2011

Alcançando os povos não alcançados


LIÇÃO 11
ALCANÇANDO OS POVOS NÃO ALCANÇADOS
(Com base no texto do Rev. Oseas Bojórquez – Missionário no norte da África)
INTRODUÇÃO
- O que é uma etnia? A palavra etnia vem da palavra grega Etnos, que significa povo, e etnia é uma comunidade definida por afinidades raciais, lingüísticas, culturais, etc. Então, como alcançar uma etnia? Aqui estão alguns princípios:
1. ASPECTOS FUNDAMENTAIS
a) A salvação é para todos: Deus é amor, e seu amor é para todos e para sempre (Jo 3.16). Deus amou o mundo e sua salvação é para todos, considerando as etnias que estavam presentes no dia de Pentecostes (Atos 1.7-12). Paulo disse: “Pois não me envergonho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego” (Rm 1.16). Também disse: “A saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” (Ef. 3.6). Esta deve ser a nossa convicção, também devemos lembrar que a salvação é somente através do Senhor Jesus Cristo: “e não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12).
b) O amor: O amor no ministério é fundamental, tendo amor para Deus e para as pessoas, porque sem amor não podemos fazer nada no reino de Deus, tão pouco ter êxito no ministério: de nada serve ir às missões se não temos amor – 1Co 13. 1-3.
2. ALCANÇANDO UMA ETNIA
a) Estabelecer pontes: As pontes são os meios que vão permitir chegar ao coração das pessoas, e isso aprendemos com o Senhor, ele nunca entra no coração das pessoas sem ser convidado a entrar. Nós não podemos chegar ao coração das pessoas sem que elas nos escutem, por isso necessário se faz lançar mão de meios para que as pessoas abram o seu coração e mente para escutar a mensagem do Senhor, e para alcançar este objetivo temos que trabalhar duas áreas importantes:
Área Interna:
- A vida espiritual: A vida, os atos, o comportamento, o caráter tem que corresponder com a mensagem que se prega (Lv 11.2-4). A vida espiritual tem que ser boa, porque há de se enfrentar muitas lutas, não duvide que os missionários estejam indo para territórios onde Satanás tem muitos cativos e eles precisam estar preparados espiritualmente.
- O amor: Lamentavelmente muitos de nós nos envolvemos com missões sem perguntarmos se realmente queremos amar as pessoas a quem vamos servir. E isto pode prejudicar seriamente nossa missão; amar essas pessoas, não significa estarmos de acordo com o que dizem ou fazem, também não é ser contra tudo só porque não é bíblico. Amar é compreendê-los e ajudar a serem melhores como pessoas, respeitando a sua cultura. Não se vai à missão para fazer dessas pessoas cidadãos de nosso país, mas sim para fazê-los cidadãos dos céus.
- Os preconceitos: Outro obstáculo interno que todos têm, são os preconceitos. Baseamos 75% de nossas opiniões nas experiências dos demais (livros, conferencias, meios de comunicações), e como resultado colocamos todos os povos na mesma cesta, e no nosso interior, um argumento pode envenenar toda nossa mente sobre algum povo, e nos esquecemos que um povo não é um indivíduo, senão milhões e centenas de milhões, onde ninguém é parecido a ninguém. Vençamos os preconceitos! Somente conheceremos um povo a medida que vivemos entre eles.
Área Externa: para chegar a construir pontes temos que desenvolver estas áreas:
12 Temas Missionários para uma igreja Missionária

- A amizade: Algumas etnias como no norte da África, é fácil que encontres pessoas que te convidem a comer em suas casas, porém isto não significa que seja teu amigo: convidar os estrangeiros a comer é algo natural e cultural. Para muitos deles é um dever, se não aceitares será uma vergonha entre o povo. A amizade é outra coisa, é chegar ao coração da pessoa, e não ter medo em falar o que pensa e o que sente, a amizade é ganhar a confiança e isto requer muito tempo e sacrifício.
- As atividades: As atividades ajudam a estabelecer contatos que podem converter em amizade. Existem muitas atividades formativas que podem fazer elos, as atividades não ser o objetivo, somente um meio muito importante para chegar às pessoas. (ex. Saúde, educação das crianças, teatro, esporte etc.)
b) Estar preparado: para evangelizar uma etnia, nem sempre é fácil preparar o tema, por isso é necessário estar preparados, porque em qualquer momento poderá surgir à oportunidade, Pedro disse: “antes santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir em razão da esperança que há em vós” (1Pe 3.15).
Apologética: é a defesa de nossas crenças, cada etnia tem seus preconceitos e objeções, incluindo suas acusações contra o Cristianismo. Estes preconceitos e argumentos nem sempre vem como perguntas, senão como argumentos sólidos, para tratar de uma realidade que os cristãos não sabem por isso a necessidade de estudar a fundo estes argumentos para preparar a defesa a esse respeito.
Saber mais sobre suas crenças: Eles dizem que somos cristãos porque não conhecemos suas crenças muçulmanas. Se a conhecermos seguradamente deixaremos de ser cristãos. Por isso temos que mostrar o quanto conhecemos suas crenças e mesmo assim somos cristãos.
Para tirar a pedra “Tirai a pedra” (Jo 11.39): nas distintas etnias encontramos muitas pedras, que depois de muitos ciclos ficam arraigadas, então teremos que saber em que crêem para identificarmos qual a pedra ou pedras que estão servindo de obstáculos para a entrada da luz do Senhor, e sua voz para dar a vida.
c) Testificar (Lv 11.1-8):
Pela tua vida: por nossa maneira de viver podemos colocar um fato a nosso favor, mas podemos também torná-lo num forte obstáculo contra o nosso ministério, por isso precisamos cuidar destas quatro pequenas coisas:
- Conduta: Nós temos que ter uma conduta exemplar, para ganhar o respeito das pessoas, e assim respeitarem a nossa crença, e se dissermos qualquer coisa creram.
- Hábitos: Alguns hábitos não são maus, mas podem ofender as pessoas, temos que deixá-los em casa e não levar-nos conosco. Por exemplo, se temos o hábito de brincarmos com os nossos amigos de equipe e de forma natural saudarmos os irmãos, tanto os homens como as mulheres, podem levar muitos a pensarem que somos pessoas sem limites de respeito ou que as irmãs não são mulheres santas. Temos que ter cuidado com os nossos hábitos.
- O vestir e a linguagem: Temos que ter cuidado com a nossa aparência, tanto os homens como as mulheres. Do mesmo modo temos que ter cuidado com o nosso linguajar, porque sempre terá alguém observando por causa do nosso testemunho.
- Princípios: Jesus Cristo não nos trouxe uma religião, sim a vida. Ele nunca disse que devemos fazer isso e não fazer aquilo, o Senhor apenas nos deu os princípios para a vida, estes princípios valem pra todos os segmentos. Viva os princípios bíblicos e eles falarão por ti, pois todos saberão que és homem ou mulher de princípios, se aproximarão de ti, porque irão desejar ser igual a ti, e assim tu lhes dirás quem é o teu mestre, e como podem mudar para melhor.
Por tuas Palavras: Cada etnia tem suas necessidades especiais – o Senhor Jesus quando falou com a mulher samaritana, não utilizou o mesmo linguajar que utilizou com Nicodemos.
Por exemplo, para os muçulmanos é necessário falar destes temas:
- Do amor de Deus;
- Da justiça de Deus;
- Que Cristo Jesus uniu o amor de Deus com a justiça de Deus.


Não esqueça que para evangelizar não existe um método especial, o único método eficaz é estar atento as diretrizes do Espírito Santo que mora em ti, e falará por ti, preparará o terreno e convencerá as pessoas dos seus pecados, conduzindo ao arrependimento e a salvação, por isso tua vida espiritual e individual são muito importantes em missões. Os povos não alcançados necessitam de uma compreensão ampla e mais profunda dos métodos de evangelismo segundo a Palavra de Deus. Nossa mensagem na América Latina é aberta e o testemunho fica em segundo plano, nos países fechados ao evangelho o testemunho é mais importante, eles na amizade querem ver em nós o que falamos nas longas conversas.
Que o Senhor nosso Deus continue usando a todos nós para a grande colheirta até o último da terra.