CAPÍTULO 3
Exemplos de rebeldia no Antigo
Testamento
(continuação)
2. A REBELDIA DE CÃO
Sendo Noé lavrador, passou a
plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se, e se pôs nu dentro de sua
tenda. Cão, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois
irmãos. Então Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros
de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem
que a vissem. Despertando Noé do
seu vinho, sou-be o que lho fizera o filho mais moço, e disse: Maldito seja
Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o Senhor,
Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas
tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo (9:20-27).
Fracasso na autoridade
concedida é um teste para a obediência
No Jardim do Éden, Adão
fracassou. Na vinha, Noé também foi derrotado, mas por causa de sua justiça
Deus salvou a família de Noé. No plano de Deus, Noé era o cabeça da família.
Deus colocou toda a família sob a autoridade de Noé; ele também colocou Noé
como cabeça do mundo daquele tempo.
Mas um dia Noé se embebedou em
sua vinha e descobriu-se em sua tenda. Cão, seu filho mais jovem, viu a
nudez de seu pai e comentou o incidente com seus dois irmãos lá fora. No que se
refere à conduta de Noé, é claro que estava errado; ele não deveria ter-se
embriagado. Mas Cão fracassou não reconhecendo a dignidade da autoridade. O pai
é autoridade constituída por Deus no lar, mas a carne se deleita em ver
defeitos na autoridade para poder se desembaraçar de todas as restrições.
Quando Cão viu a conduta imprópria de seu pai não teve o menor sentimento de
vergonha ou tristeza, nem tentou encobrir a falta de seu pai. Isto revela que
tinha um espírito rebelde. Pelo contrário, saiu e contou a seus irmãos,
destacando a fealdade de seu pai, acrescentando aos seus erros o pecado da
injúria. Observe, entretanto, como Sem e Jafé resolveram a situação. Entraram
na tenda, de costas — evitando, assim, ver a nudez de seu pai — e cobriram seu
pai com a capa que tinham colocado sobre os ombros.
Vê-se então que o fracasso de
Noé tornou-se uma prova para Sem, Cão, Jafé e Canaã, o filho de Cão. Revelou
quem era obediente e quem era rebelde. A queda de Noé descobriu a rebeldia de
Cão.
Depois que Noé despertou do
vinho profetizou que os descendentes de Cão seriam amaldiçoados e se tornariam
escravos dos escravos de seus irmãos. O primeiro escravo na Bíblia foi Cão.
Três vezes pronunciou-se a sentença de que Ca-naã seria escravo. Isto é o mesmo
que dizer que aquele que não se sujeita à autoridade vem a ser escravo daquele
que obedece à autoridade. Sem seria abençoado. O Senhor Jesus veio através de
Sem. Jafé foi destinado a pregar Cristo, e assim as nações que propagam o
evangelho hoje em dia pertencem aos descendentes de Jafé. O primeiro a ser
amaldiçoado depois do dilúvio foi Cão. Não reconhecendo a autoridade, foi
colocado sob a autoridade nas gerações futuras. Todo aquele que deseja servir
ao Senhor precisa reconhecer a autoridade} Ninguém pode servir em espírito de
transgressão.
3. FOGO ESTRANHO OFERECIDO
POR NADABE E ABIÚ Nadabe e Abiú,
filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre
este, incenso, o trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não
ordenara. Estão saiu fogo de diante do Senhor, e os consumiu; e morreram
perante o Senhor (Lv. 10:1, 2).
Por que Nadabe e Abiú foram
consumidos
Como a história de Nadabe e
Abiú é solene! Serviram como sacerdotes, não porque fossem pessoalmente justos
mas porque pertenciam à família que Deus tinha escolhido. Deus estabeleceu Arão
como sacerdote e ele foi ungido. Em todas as questões relacionadas com o culto
Arão era o chefe; seus filhos eram simples ajudantes, servindo no altar em
obediência a Arão. Deus jamais teve a intenção de permitir que os filhos de
Arão servissem independentemente; ele os colocou sob a autoridade de Arão. Doze
vezes Arão e seus filhos foram mencionados em Le-vítico 8. No capítulo seguinte
encontramos Arão oferecendo sacrifícios, com seus filhos ao lado. Se Arão nada
fizesse, seus filhos também nada deveriam fazer. Tudo começou com Arão, não com
seus filhos. Se os filhos se aventurassem a oferecer sacrifícios, estariam
oferecendo fogo estranho. Isto, entretanto, foi exatamente o que Na-dabe e
Abiú, os filhos de Arão, fizeram. Acharam que podiam oferecer sacrifícios por
si mesmos e os ofereceram sem a ordem de Arão. O significado do fogo estranho é
servir sem uma ordem, é servir sem obedecer à autoridade. Tinham visto seu pai
oferecendo; era mais do que simples para eles. E assim presumiram que podiam
fazer a mesma coisa. Nadabe e Abiú só pensaram em se eram ou não capazes de
fazer o mesmo. Fracassaram em perceber quem representava a autoridade de Deus.
O culto é iniciado por Deus
Enfrentamos aqui um problema
seríssimo: servir a Deus e oferecer fogo estranho parecem-se muito, mas estão
separados por um mundo de coisas. O verdadeiro culto é iniciado por Deus.
Quando o homem serve sob a autoridade de Deus, é aceito por causa disso. O fogo
estranho origina-se no homem. Não exige conhecimento da vontade de Deus ou
obediência à sua autoridade. É totalmente feito através do próprio zelo humano,
e termina com a morte. Se acontece que nosso culto ou serviço se torna cada vez
mais sem vida, é tempo de pedirmos a Deus que nos ilumine para vermos se
estamos servindo no verdadeiro princípio do serviço ou de acordo com o
princípio do fogo estranho.
A obra de Deus é a
coordenação da autoridade
Nadabe e Abiú trabalharam
separados de Arão; por isso trabalharam independentemente de Deus. O trabalho
de Deus tem de ser coordenado sob autoridade: Deus queria que Nadabe e Abiú
servissem sob a autoridade de Arão. Observe no Novo Testamento como Barnabé e
Paulo, Paulo e Timóteo, Pedro e Marcos trabalharam juntos. Alguns eram os
responsáveis, enquanto os outros ajudaram. No trabalho de Deus ele coloca
alguns em autoridade e outros sob autoridade. Deus nos chamou para sermos
sacerdotes segundo a ordem de Melquizedeque; portanto, temos de servir a Deus
de acordo com a ordem da autoridade coordenada.
Aquele que desordenadamente
levanta a sua cabeça e age independentemente está sendo rebelde, o que resulta
em morte. Todo aquele que tenta servir sem primeiro entrar em contato com a
autoridade está oferecendo fogo estranho. Qualquer um que diz "Se ele
pode, eu também posso" está em estado de rebeldia. Além de Deus ter o
cuidado de fornecer o fogo, ele também tem o cuidado de observar a natureza do
fogo. A rebeldia muda a natureza do fogo. Aquilo que não era ordenado por Jeová
nem por Arão era fogo estranho Deus não se preocupa com a questão do sacrifício
mas com a manutenção da autoridade. Consequentemente os homens deveriam
aprender a seguir, a sempre desempenhar um papel de menor importância.
Exatamente como a autoridade
delegada segue a Deus, assim aqueles que estão sujeitos à autoridade deveriam
seguir a autoridade delegada por Deus. Não há lugar para serviço individual
isola-do. No trabalho espiritual todos devem servir em coordenação A
coordenação é a regra; o indivíduo não é a unidade. Nadabe e Abiú estavam fora
da coordenação com Arão, portanto estavam fora da coordenação com Deus. Não
deveriam ter deixado Arão, servindo independentemente. Aqueles que
desobedecessem à autoridade deveriam ser consumidos pelo fogo diante de Deus. E
embora Arão não tivesse consciência da seriedade deste assunto, Moisés percebeu
a seriedade da rebeldia contra a autoridade de Deus. Hoje em dia muitos estão
tentando servir a Deus independentemente. Jamais se colocaram sob autoridade;
inconscientemente pecam contra a autoridade de Deus
4. O ULTRAJE DE ARÃO E
MIRIÃ
Falaram Miriã e Arão contra
Moisés, por causa da mulher etíope, que tomara; pois tinha tomado a mulher
cusita. E disseram: Porventura tem falado o Senhor somente por Moisés? não tem
falado também por nós? O Senhor o ouviu. Era o varão Moisés mui manso, mais do
que todos os homens que havia sobre a terra. Logo o Senhor disse a Moisés, e a
Arão, e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então
o Senhor desceu na coluna da nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a
Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então disse: Ouvi agora as minhas
palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me faço
conhecer, ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é
fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente, e não por
enigmas; pois ele vê a forma do Senhor: como, pois, não temestes falar contra o
meu servo, contra Moisés? E a ira do Senhor contra eles se acendeu; e
retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se
leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã; e eis que estava leprosa.
Então disse Arão a Moisés: Ai! senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este
pecado, pois loucamente procedemos, e pecamos. Ora não seja ela como um aborto,
que saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida. Moisés
clamou ao Senhor, dizendo: Ô Deus, rogo-te que a cures. Respondeu o Senhor a
Moisés: Se seu pai lhe cuspira no rosto, não seria envergonhada por sete dias?
Seja detida sete dias fora do arraial, e depois recolhida. Assim Miriã foi
detida fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu, enquanto Miriã não
foi recolhida (Nm. 12).
Falar contra a autoridade
representativa provoca a ira divina
Arão e Miriã eram os irmãos
mais velhos de Moisés. Portanto, em casa, Moisés deveria se sujeitar à
autoridade deles. Mas na vocação e no trabalho de Deus eles deveriam se
sujeitar à autoridade de Moisés. Eles não gostaram da mulher etíope com quem
Moisés se casou, por isso murmuraram contra Moisés dizendo: "Porventura
tem falado o Senhor somente por Moisés? não tem falado também por nós?" Os
etíopes são africanos, descendentes de Cão. Moisés não deve-ria ter-se casado
com esta mulher etíope. Na posição de irmã mais velha, Miriã poderia ter
repreendido seu irmão com base em seu relacionamento familiar. Mas quando ela
abriu a boca para difamar, tocou na obra de Deus, pondo em dúvida a posição de
Moisés.
Deus tinha concedido a Moisés
sua autoridade delegada para o trabalho. Como erraram Arão e Miriã em atacar a
posição de Moisés, com base numa questão familiar! Fora Deus quem escolhera
Moisés para dirigir o povo de Israel tirando-o do Egito, mas apesar disso Miriã
desprezou Moisés. Por causa disto Deus se aborreceu grandemente com ela. Ela
podia avir-se com o irmão mas não injuriar a autoridade de Deus. O problema foi
que nem Arão nem Miriã reconheceram a autoridade de Deus. Permanecendo no
terreno natural exibiram um coração rebelde.
Mas Moisés não revidou. Ele
sabia que, tendo sido estabelecido por Deus como autoridade, não precisava
defender-se. Todo aquele que o injuriasse encontraria a morte. Enquanto Deus
lhe desse autoridade podia permanecer em
silêncio, Um leão não precisa de proteção, uma vez que tem em si autoridade
total. Moisés podia representar Deus com autoridade porque antes ele mesmo se
sujeitou à autoridade divina, pois ele era muito manso, mais do que todos os
homens que habitavam a face da terra. A autoridade que Moisés representava era
a própria autoridade de Deus. E ninguém pode tirar a autoridade conce-dida por
Deus.
Palavras rebeldes sobem ao céu
e são ouvidas por Deus. Quando Arão e Miriã pecaram contra Moisés, pecaram
contra Deus que se encontrava em Moisés. A ira do Senhor foi acesa contra eles,
Sempre que o homem entra em contato com autoridade delegada por Deus, entra em
contato com o próprio Deus que se encontra nessa pessoa; pecar contra autoridade
delegada é pecai contra Deus.
A autoridade é opção divina,
não mérito humano
Deus convocou os três na tenda
da congregação Arão e Miriã foram sem nenhuma hesitação, porque pensaram que
Deus estaria do lado deles e também porque tinham muito a dizer a Deus, uma vez
que Moisés causara todos aqueles problemas na família casando-se com uma mulher
etíope. Mas Deus proclamou que Moisés era seu servo fiel em toda sua casa. Como
se atreviam a falar contra o seu servo? Autoridade espiritual não é algo que se
obtém através de esforços. concedida por Deus a quem quer que ele escolha Como
o espiritual difere do natural!
O próprio Deus é autoridade. É
preciso tomar cuidado para que não se cometa ofensa. Qualquer um que falasse
contra Moisés falava contra o escolhido de Deus. Não desprezemos jamais os
vasos escolhidos por Deus.
A rebeldia se manifestou na
lepra
A ira do Senhor se acendeu
contra eles e a nuvem se afastou da tenda. A presença de Deus desapareceu e
imediatamente Miriã ficou branca de lepra. Sua lepra não surgiu devido à
contaminação; foi claramente um castigo de Deus. Ser leprosa não era de maneira
nenhuma coisa melhor do que ser uma mulher etíope. E ela que assim ficou
leprosa teve de ficar isolada, perdendo todo privilégio de se comunicar com os
outros.
Quando Arão viu que Miriã
estava leprosa, rogou que Moisés agisse como mediador e orasse pedindo cura.
Deus disse: "Se seu pai lhe cuspira no rosto, não seria envergonhada por
sete dias? Seja detida sete dias fora do arraial, e depois recolhida." E,
em resultado disto, a viagem da tenda ficou atrasada por sete dias. Sempre que
há rebeldia e ofensa entre nós, perdemos o con-tato com Deus, e a tenda terrena
permanece irremovível. A coluna da nuvem divina não descerá até que aquelas
palavras ofensivas tenham sido esclarecidas. Se esta questão da autoridade não
for resolvida, tudo mais se torna vazio e inútil.
Além da autoridade direta,
seja submisso à autoridade representativa
Muitos se consideram obedientes
a Deus quando na realidade nada sabem sobre a sujeição à autoridade delegada por Deus. Aquele que é
verdadeiramente obediente descobrirá que a autoridade de Deus se encontra em
todas as circunstâncias, no lar, e em outras instituições. Deus perguntou:
"Como, pois, não temeste falar contra o meu servo?" É preciso prestar
atenção especial sempre que palavras injuriosas forem enunciadas. Palavras tais
não devem ser pronunciadas levianamente. A injúria é prova de que há um espírito
rebelde dentro da pessoa; é o germe da rebeldia. Temos de temer a Deus e não
devemos falar levianamente. Mas existem hoje em dia aqueles que falam dos
anciãos da igreja e daqueles que estão acima deles; não percebem a gravidade de
tais palavras. Quando a igreja for reavivada na graça de Deus, aqueles que
ofenderam serão tratados como leprosos.
Que Deus nos conceda a graça de
compreender que isto não se refere aos nossos irmãos, mas à autoridade
instituída por Deus. Depois de reconhecermos a autoridade, perceberemos como
pecamos contra Deus. Nosso conceito de pecado passará por uma transformação
drástica. Olharemos para o pecado como Deus olha. Veremos que o pecado que Deus
condena é o da rebeldia do homem.
5. A REBELIÃO DE CORE, DATA
E ABIRÃO
Rebelião Coletiva
Um exemplo de rebelião coletiva
encontra-se no capítulo 16 de Números. Coré e seus companheiros pertenciam aos
levitas; portanto, representavam os
espirituais. Por outro lado, Data e Abirão eram filhos de Ruben, e portanto
representavam os líderes. Todos estes, junto com duzentos e cinquenta líderes
da congregação, resolveram rebelar-se contra Moisés e Arão. Arbitrariamente
atacaram os dois, dizendo: "Basta! pois que toda a congregação é santa,
cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos
exaltais sobre a congregação do Senhor?" Foram desrespeitosos para com
Moisés e Arão. Talvez fossem bastante honestos no que disseram, mas falharam em
ver a autoridade do Senhor. Consideraram o assunto como problema pessoal, como
se não houvesse autoridade entre o povo de Deus. No seu ataque não mencionaram
o relacionamento de Moisés com Deus nem o mandamento de Deus.
Não obstante, mesmo debaixo
dessas sérias acusações, Moisés não se zangou nem perdeu o controle de si
mesmo. Simplesmente caiu sobre o seu rosto diante do Senhor. Considerando que a
autoridade pertence ao Senhor, ele não usou de nenhuma autoridade nem fez nada
ele mesmo. Disse a Core e ao seu grupo que esperassem até a manhã seguinte
quando o Senhor mostraria quem era dele e quem era santo. Assim ele enfrentou o
espírito do erro com o espírito de justiça.
O que Core e seu partido
disseram baseava-se na razão e em conjecturas; Moisés, entretanto, respondeu:
"Amanhã pela manhã o Senhor fará saber quem é dele, e quem o santo que ele
fará chegar a si: aquele a quem escolher fará chegar a si" (versículo 5).
O problema não era de Moi-sés, mas do Senhor. O povo pensava que estava simplesmente se opondo a Moisés e Arão; não tinha a
menor intenção de se rebelar contra Deus, pois ainda desejava servi-lo. Apenas
desprezou Moisés e Arão.
Mas Deus e sua autoridade
delegada são inseparáveis. Não é possível manter uma atitude para com Deus e
outra atitude para com Moisés e Arão. Ninguém pode rejeitar a autoridade
delegada por Deus com uma mão e receber Deus com a outra. Se eles se
submetessem à autoridade de Moisés e Arão estariam sujeitos a Deus.
Moisés, portanto, não se elevou
por causa da autoridade que lhe foi concedida por Deus. Pelo contrário, ele se
humilhou sob a autoridade de Deus e respondeu ao seu acusador com mansidão,
dizendo: "Fazei isto: tomai vós incensários, Core e todo o seu grupo; e,
pondo fogo neles amanhã, sobre eles deitai incenso perante o Senhor; e será que
o homem a quem o Senhor escolher, este será o santo" (versículos 6-7).
Sendo mais amadurecido, previa as consequências; por isso suspirou: "Ouvi
agora, filhos de levi... Acaso é para vós outros cousa de somenos que o Deus de
Israel vos separou da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, a fim
de cumprirdes o serviço do tabernáculo do Senhor e estar perante a congregação
para ministrar-lhe ...? Pelo que tu e todo o teu grupo juntos estais contra o
Senhor" (versículos 8-11).
Datã e Abirão não estavam
presentes no momento. Pois quando Moisés mandou chamá-los, recusaram-se a vir e
resmungaram: "Porventura é cousa de somenos que nos fizeste subir de uma
terra que mana leite e mel (Egito), para fazer-nos morrer neste deserto, senão
que também queres fazer-te príncipe sobre nós?" (versículos 13-14.) Sua
atitude foi de muita rebeldia. Não criam na promessa de Deus; o que esperavam
eram bênçãos terrenas. Esqueceram-se que foi devido às suas próprias faltas que
não entraram em Canaã; pelo contrário, falaram asperamente contra Moisés.
Deus eliminou a rebeldia do
seu povo
A esta altura a ira de Moisés despertou. Em lugar de
falar com eles, orou a Deus. Quantas vezes a rebeldia do homem força a mão do
juízo de Deus. Dez vezes os israelitas tentaram a Deus e cinco vezes deixaram
de crer nele, e Deus se controlou e lhes perdoou; mas por causa desta rebeldia
Deus resolveu julgar. Deus disse: "E os consumirei num momento" (veja
versículo 21); ele extirparia a rebeldia do meio do seu povo. Mas Moisés e Arão
caíram com o rosto em terra e oraram: "Acaso por pecar um só homem,
in-dignar-te-ás contra toda esta congregação?" (versículo 22). Deus
atendeu às orações deles mas julgou Core e o seu grupo. A autoridade
estabelecida por Deus era a pessoa a quem Israel tinha de ouvir. Até o próprio
Deus testificou diante dos israelitas que ele também aceitaria as palavras de
Moisés.
A rebeldia é um princípio
infernal. Aquela gente se rebelou e as portas do inferno se abriram. A terra
abriu a sua boca e engoliu todos os homens que pertenciam a Core, Data e Abirão
e todos os seus bens. Portanto eles e tudo quanto lhes pertencia desceram vivos
ao abismo (versículos 32-33). As portas do inferno não prevalecerão
contra a igreja, mas um espírito rebelde abre suas portas. Um dos motivos por
que a igreja às vezes não prevalece é a presença da rebeldia. A terra não
abrirá sua boca se não houver um espírito rebelde. Todos os pecados libertam o
poder da morte, mas o pecado da rebeldia é o principal. Só os obedientes podem
fechar as portas do inferno e produzir vida.
Os obedientes seguem a fé, não
a razão
Para os israelitas a queixa de
que Moisés não os tinha levado para uma terra que mana leite e mel, nem lhes
tinha dado uma herança de campos e vinhas, não era sem motivos. Continuavam no
deserto e ainda não tinham entrado na terra do leite e mel. Mas, por favor,
observe; aquele que anda segundo a razão e a vista segue o caminho da razão; só
aquele que obedece à autoridade entra em Canaã pela fé. Ninguém que segue a
razão pode andar pelo caminho es- piritual, porque está além e acima do
raciocínio humano. Só o fiel pode desfrutar de abundância espiritual, aquele
que pela fé aceita a coluna de nuvem e de fogo e a liderança de autoridade
delegada por Deus como a representada por Moisés, A terra abre sua boca para
apressar a queda dos desobedientes no Sheol, pois estão viajando pelo caminho
da morte. Os olhos dos desobedientes são bastante vivos, mas, que pena! tudo o
que vêem é a esterilidade do deserto. Embora os que prosseguem pela fé possam
parecer cegos, pois não percebem a esterilidade diante deles, os olhos de sua
fé vêem a promessa melhor que jaz adiante. E assim entram em Canaã. Portanto,
os
homens deveriam ficar sob a
restrição da autoridade de Deus a aprender a seguir a autoridade delegada por
Deus. Aqueles que só se relacionam com os pais, irmãos e irmãs não sabem o que
é autoridade e, portanto, não se encontraram ainda com Deus. Resumindo, então,
a autoridade não é um assunto de instrução externa mas uma revelação interna.
A rebeldia é contagiosa Há dois
exemplos de rebeldia em Números 16. Do versículo 1 ao versículo 40 os líderes
se rebelaram; do versículo 41 ao versículo 50 toda a congregação se rebelou. O
espírito de rebeldia é muito contagioso. O julgamento dos duzentos e cinquenta
líderes que ofereceram incenso não deteve toda a congregação. Continuou
rebelde, declarando que Moisés matara seus líderes. Mas Moisés e Arão não
podiam ordenar à terra que abrisse a sua boca! Fora ordem de Deus. Moisés não
podia invocar fogo para consumir o povo! O fogo veio do Senhor Deus. Os olhos
humanos só vêem os homens; não sabem que a autoridade vem de Deus. Tais pessoas
são tão atrevidas que não temem mesmo quando presenciam o juízo. Como é
perigoso ignorar a autoridade. Quando toda a congregação se reuniu contra
Moisés e Arão, a glória do Senhor apareceu. Isto foi prova de que a autoridade
pertencia a Deus. Deus se apresentou para executar o juízo. Começou uma praga e
quatorze mil e setecentas pessoas morreram por causa da praga. No meio disso, a
percepção espiritual de Moisés tornou-se mais aguda; imediatamente pediu a Arão
que tomasse o seu incensário e o acendesse no altar e que colocasse incenso
nele, levando-o rapidamente à congregação para fazer expiação pelo povo. E
enquanto Arão se colocou entre os mortos e os vivos, a praga foi interrompida.
Deus ignorou suas murmurações no deserto dez vezes, mas não permitiria.que
resistissem à sua autoridade. Muitos pecados! Deus pode suportar e ignorar, mas
a rebeldia ele não permite, porque a rebeldia é o princípio da morte, o princípio
de Satanás. Portanto, o pecado da rebeldia, é mais sério do que qualquer outro
pecado.Sempre quando o homem resiste à autoridade, Deus julga imediatamente.
Que coisa solene!
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