sexta-feira, 16 de setembro de 2011

GLOSSÁRIO MISSIOLÓGICO

GLOSSÁRIO MISSIOLÓGICO


Com o intuito de estabelecer critérios (e evitar confusões lingüísticas) se seguem os principais termos e conceitos utilizados pelos pesquisadores e trabalhadores em geral no que se refere a obra missionária. Tê-los em mente nos ajudará a compreender melhor a grandeza da tarefa e o processo em que devemos passar para trabalharmos mais diretamente com os povos não alcançados.

COMO VER NOSSO MUNDO E NOSSA TAREFA

Mundo A:
No esquema dos três mundos, refere-se ao mundo não evangelizado, ou seja, toda a população que jamais ouviu falar de Jesus Cristo.

Mundo B:
Faz referência ao mundo evangelizado mas não Cristão.

Mundo C:
Significa O mundo “Cristão” ou seja, todos aqueles que se consideram cristãos (incluindo, obviamente todos os nominais)

Janela 10/40:
É a região entre o atlântico e o pacífico, e entre os paralelos 10 e 40 de latitude norte, onde vive a maior população mundial com menos oportunidade de ouvir o evangelho.

Evangelismo E0, E1, E2, E3:
Escala usada para medir a distância cultural que o missionário deve atravessar desde a sua cultura para evangelizar e estabelecer igrejas. E0 se refere a tarefa de ganhar para Cristo os filhos de Crentes; E1 quando se evangeliza cristãos nominais; E2 quando se evangeliza gente de uma cultura parecida mas não idêntica à do missionário; E3 quando o missionário deve evangelizar gente de uma cultura diferente da sua.

OS SEGMENTOS HUMANOS
Segmentação:
É o processo de dividir a população do mundo em pequenos segmentos, úteis para desenvolver estratégias missionárias, de tal maneira que sejam mais facilmente selecionados para evangelizar. Alguns dos segmentos mais úteis são países, povos etnolinguísticos, grupos humanos, e cidades.

País:
As entidades geopolíticas (255 deles são membros da ONU) que são identificadas por suas fronteiras estabelecidas e governos mundialmente reconhecidos.

Povo (grupo humano):
Um grupo de indivíduos significativamente grande, que tenha afinidade comum porque compartilham do mesmo idioma, etnicidade, religião, residência, profissão, classe social, casta, situação, etc., ou uma combinação de alguns destes fatores.

Metrópole: Cidade com uma população acima de cem mil habitantes.

Mega-cidade: Cidade com uma população acima de um milhão de habitantes.

TIPOS DE POVOS
Povo Etnolinguistico: É um grupo étnico ou racial distinto de outros, que fala o mesmo idioma ou língua materna. Pode se encontra morando dentro de um só País ou dividido por vários.

ALCANÇANDO UM POVO:
Povo não alcançado:
Um grupo humano dentro do qual não existe uma comunidade de crentes, que disponha de recursos suficientes para evangelizar o restante do próprio povo.

Povo fronteiriço:
Este termo enfatiza a necessidade de que alguém atravesse certas barreiras culturais ou lingüísticas que separam o povo dos demais onde já existe uma igreja que pode alcançá-lo.

TIPOS DE PAÍSES E MISSIONÁRIOS
País de acesso restrito, limitado ou criativo.
            Pais cujo governo limita, por razões políticas ou religiosas, a entradas de missionários estrangeiros que desejam se radicar nele. Freqüentemente, tal acesso se limita devido a cotas reduzidas para vistos missionários, ou prazo de permanência cada vez mais curto.

País fechado.
            Pais cujo governo fechou as portas para  entradas de missionários do estrangeiro, negando-lhes vistos de permanência.

Missionário bi-vocacional, fazedor de tendas.
            Missionário com uma profissão dupla, servindo como profissional em um país de acesso restrito ou fechado, e realizando ao mesmo tempo um ministério evangelistico de tempo parcial.

Missionário não-residente.
            Missionário que está servindo em algum país de acesso restrito ou fechado, e que por isso se vê impossibilitado de residir ali. Desenvolve seu trabalho a partir de um país próximo visitando freqüentemente o país-alvo e realizando seu ministério de forma itinerante.

ETAPAS PARA SE ALCANÇAR UM POVO

Normalmente, para levar o evangelho a um povo não alcançado e implantar uma igreja autóctone dentro dele, leva um período relativamente longo, provavelmente vários anos. Para as nossas mentalidades latinas, acostumadas com o improviso e querendo

DESCRIÇÃO DOS CAMPOS
Língua:
            O idioma principal falado por este povo.

Religião:
            Qual a religião que a maioria deste povo segue:

Animismo: Acredita que objetivos não-humanos possuem vida ou poder e que há espíritos maus dos quais se deve proteger, utilizando muitas vezes os trabalhos de um feiticeiro (xamã, pajé).

Budismo: Fundado por Sidharta Gautama (Buda) que crer no valor da pobreza e da simplicidade de vida. O budismo domina nio Camboja e outros países do Leste Oriental.

Budismo Tibetano (ou Lamaista): Uma variação do Budismo que crer que quando Dalai Lama (Osupremo líder espiritual) morre, seu espírito passa imediatamente para o corpo de um bebê que acabou de nascer. Religião do Tibet.

Hinduísmo: A crença oriunda da Índia com milhares de deuses; A vaca é um animal sagrado; e quando uma pessoa morre ela nasce imediatamente em outro corpo (reicarnação).

Islamismo: A crença que há um só deus (Alá) e que Maomé é seu profeta. Praticam-se os cinco pilares que incluem orações cinco vezes por dia em direção a Meca; Os seguidores do Islamismo são chamados Muçulmanos.

Islamismo Sunnita: A sub-divisão majoritária do Islamismo, dominante na Arábia Saudita, Oriente Médio e na Indonésia.

Islamismo Xiita: A subdivisão minoritária do Islamismo, dominante no Irã.

Xintoísmo: Principal religião do Japão com ênfase no culto a natureza e aos ancestrais, crendo na divindade do Imperador.

Deus te abençoe.
Espero que te ajude, graça e paz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário